sábado, 30 de março de 2019

PROJETO "ANIVERSÁRIO"


Projeto aniversariantes do mês

O projeto “Aniversariantes do mês” teve um começo tímido na EMEI CEU Paz; cada turma comemorava com os aniversariantes na própria sala de aula. Após alguns anos, o projeto evoluiu para uma comemoração mais robusta, passou a ser realizada no refeitório da escola, com um bolo feito para os aniversariantes das turmas que faziam lanche no mesmo horário.



Porém , em 2016, no ano de implementação do Conselho Infantil da EMEI, os membros disseram em um de seus encontros com a gestão, que não reconheciam como festa de aniversário, a forma como era feita aquela comemoração. Eles, queriam escolher um novo formato, e ao serem ouvidos, propuseram uma festa com um bolo gigante e colorido, docinhos, brinquedos e brincadeiras, música, etc; à vista disso, foi necessário repensar sobre nossas práticas e ações relativas ao projeto “Aniversariantes do mês”.



Esta EMEI possui 20 turmas  de crianças de 4 e 5 anos, cada turma tem uma média de 30 alunos matriculados. Deste modo, reuniram-se professoras, funcionários, Gestão e Coordenação, para pensar como  fariam  uma festa de aniversário coletiva do jeito que as crianças estavam pedindo? Nesse momento, pesaram uma porção de coisas, desde os recursos financeiros e humanos e  no que toca ao aspecto pedagógico, porque enquanto educadoras, sempre refletimos o quanto isso vai contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças.


Todo este dilema é  natural, uma vez que sendo uma escola com uma  enorme quantidade de crianças, é fato, a exigência de uma grande e eficiente logística para garantir que tudo saia perfeito e principalmente faça as crianças felizes, sem esquecer a contribuição destas ações no processo ensino aprendizagem.
Diante disso,  o grupo  da EMEI fez uma reflexão, que partiu da seguinte questão:
O  que significa para a criança ter uma festa de aniversário ?

Concluíram que a comemoração do aniversário tem um profundo significado na vida das crianças, primeiro porque, ao comemorar este dia ela percebe e sente o quanto ela é amada e importante para todos do seu convívio familiar e social. Segundo, Prazeres , Augusta P. Souza(2017),

A palavra “aniversário” vem do latim e é formada a partir da junção de annus, que significa “ano”  e versus ou vertere, que é traduzido por “voltar”, “regressar”. Assim sendo, anniversarius  significa “aquilo que volta todos os anos. A festa de aniversário é, portanto, um marco físico de que existe algo diferente acontecendo. Do ponto de vista cognitivo, a criança compreende a passagem dos anos e, do ponto de vista emocional, ela entende que está crescendo. O dia do nascimento representa o início de uma nova vida e essa data será sempre lembrada a criança precisa deste momento. É o dia dela.


Para as educadoras da EMEI CEU Paz, O projeto Aniversariantes do mês” valoriza o lúdico e proporciona momentos prazerosos de interação, nos quais as crianças aprendem de modo eficiente e vivo. Todo o trabalho é abordado na perspectiva do jogo, da interação, da brincadeira. São estimulados a confeccionarem cartões com homenagens aos amigos aniversariantes; muitos sentem-se encorajados a arriscar na escrita do próprio nome e do colega. São eles que decoram o painel de parabéns com lindos desenhos coloridos.

Lembrando que todos os detalhes da festa são escolhidos pelas crianças, as quais são representadas pelo Conselho Infantil.


Bibliografia


ELEIÇÃO CONSELHO INFANTIL 2019 - EMEI CEU PAZ


A eleição dos conselheiros 2019 na EMEI CEU Paz e suas primeiras ações no novo
ano letivo.

Conforme esperado,aconteceu a eleição dos novos conselheiros infantis na primeira quinzena do mês de março de 2019. Mantiveram-se os critérios anteriores para eleição, assim cada turma elegeu dois conselheiros, sendo um menino e uma menina para garantir a igualdade de gênero.
Como isso aconteceu?
Orientados pelas professoras, as crianças interessadas se candidataram e fizeram suas propostas e na hora de votar, cada turma utilizou as mais variadas e diferentes formas  possíveis e inimagináveis, utilizaram tampinhas coloridas de garrafa, etiquetas autoadesivas e coloridas, etc... 




Tudo isso movimentou as salas de aula e promoveu vivências diferenciadas nas quais as crianças tiveram mais uma oportunidade de interagir e ter a cultura oral  estimulada, desenvolvendo ativamente suas posturas enquanto sujeitos singulares. 

Nesse sentido, a equipe de educadoras da EMEI CEU Paz , mais uma vez direcionou de forma brilhante o foco de atuação da educação infantil, ampliando as formas de comunicação da criança, bem como favorecendo seu desenvolvimento e a consolidação da sua imaginação e do pensamento abstrato e crítico.

Conselheiros eleitos, recebendo abraços e felicitações de seus colegas
Após a eleição, no dia 18 de março, os novos conselheiros deliberaram sobre o mais esperado evento do ano “Os aniversariantes do  mês”, no nosso caso,  do primeiro trimestre. 




A reunião oficial foi feita num espaço aberto  dentro do CEU Paz, com a Coordenadora Pedagógica Susete Mendes, a qual após dar a posse oficial aos membros, colocando-lhes o crachá de conselheiros infantis, fez uma roda e cantaram a música “eu te ofereço paz”.

 Em seguida cada membro apresentou sua proposta (algumas desenhadas), as quais foram debatidas, algumas vetadas com as devidas justificativas e outras aprovadas. 

Tudo foi colocado numa ata oficial do conselho, que foi posteriormente, compartilhada e“assinada” pelas crianças.

 

Todos nós da EMEI CEU Paz, reconhecemos a importância desse projeto e dessa vivência como uma forma de  garantir um bom aprendizado para a criança, introduzindo-a na cultura escrita e oral, estimulando e ampliando sua imaginação e formas de pensar e conhecer o mundo;propiciando oportunidades para sua expressão de ideias,  argumentação,  relato temporal,  desenvolvimento de diferentes linguagens, formando cidadãos críticos.