sexta-feira, 3 de maio de 2019

RODAS DE LEITURA - PRÁTICAS DE INTERAÇÃO E REFLEXÃO


Turma 5J - Infantil I e Professora Luana, lendo o livro: Você tem medo de monstro?" - Rute Rocha

Na EMEI CEU Paz, o nosso projeto de Literatura Infantil valoriza muito a oralidade, pois acreditamos que a oralidade continua sendo o maior meio de comunicação e por isso, promovemos semanalmente a roda, onde professoras e alunos são imersos pela leitura. A roda de leitura da Professora Luana presume intencionalidade de aprendizagem,  sedução pelas palavras em suas narrativas, despertando o prazer pela leitura, isto porque, ela se prepara antes da leitura, fazendo a escolha e leitura antecipada do livro, procurando conhecer cada personagem e o enredo da história; buscando no seu tom de voz ao ler o texto escolhido um envolvimento em que ela e as crianças imaginam-se presentes em cada aventura.
A maneira como realiza a mediação da leitura incentiva o protagonismo das crianças, as quais juntas e misturadas fazem grandes descobertas, construindo no mundo da leitura suas próprias leituras de mundo.
Um bate papo  reflexivo antes e depois da leitura pode ser interessante, pois conforme  o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a roda de conversa é:
 [...] o momento privilegiado de diálogo e intercâmbio de ideias. Por meio desse exercício cotidiano as crianças podem ampliar suas capacidades comunicativas, como a fluência para falar, perguntar, expor suas ideias, dúvidas e descobertas, ampliar seu vocabulário e aprender a valorizar o grupo como instância de troca e aprendizagem. A participação na roda permite que as crianças aprendam a olhar e a ouvir os amigos, trocando experiências (BRASIL, 1998, v. 3, p. 138)


Sendo assim,  toda leitura fica muito melhor quando é antecipada por uma roda de conversa, pois o mediador de leitura, ao promover esta estratégia antes da leitura, mobiliza nas crianças dúvidas, questionamentos  que contribuem para uma escuta mais atenta e curiosa e ao término da leitura pode promover o ato reflexivo e questionador a que se propõe, estimulando as crianças expressarem suas opiniões , promovendo a troca de saberes e a interação de uns com os outros, valorizando a participação do grupo e a autonomia da criança, trabalhando sua oralidade , além de desenvolver posturas importantes para a convivência em grupo, como: cooperação, respeito, solidariedade e muitas outras que despertam a autoestima da criança.

Um comentário:

  1. Parabéns à essa professora linda que tto admiro e mora no meu coração!!!
    Todo trabalho que ela faz e digno de aplausos.
    E Parabéns também a nossa Coordenadora que nos dá o privilégio de apreciar as ações desenvolvidas pelas professoras.

    ResponderExcluir

Obrigada, pelo comentário!